Literatura e Arte no Pensamento Italiano Contemporâneo Escola de Altos Estudos – CAPES

17/03/2019 19:07

As aulas em PDF e os vídeos já estão disponíveis

(link Profa. Aurora Conde Muñoz abaixo)

Curso: Visibilidade: as ondas concêntricas entre escrita e imagem

Período UFSC: 6-10 de maio 2019 – ppglitufsc@gmail.com

Período USP: 13-17 de maio 2019 – dlm@usp.br

Breve Resumo:

As 5 aulas abordarão novas formas de interação a imagem (plástica, cinematográfica, fotográfica) estabelece com a literatura. A grande mudança que escritura e arte enfrentaram no tocante à dúvida relativa ao real e à indefinição referencial. Serão abordados alguns textos específicos em que a coincidência entre artes visuais e literatura (relação escrita/imagem) deixou rastros particularmente marcantes, contribuindo para uma radical renovação de conteúdos e temáticas.

O Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) vem desenvolvendo uma importante atividade de pesquisa no âmbito da literatura italiana e sua relação com o pensamento crítico. Nos últimos anos, organizou congressos internacionais com problemáticas específicas e cruciais para o nosso momento histórico: Resíduos do humano (2016): Contemporaneidades na-da Literatura Italiana (2017); Anacronias na-da literatura italiana e movimentos possíveis (2018). As pesquisas, discussões e os debates em 2018 culminaram na elaboração do projeto “Literatura e arte no pensamento italiano contemporâneo”, aprovado pelo Edital Escola de Altos Estudos – CAPES (Edital 14/2018 CAPES 88881.198177/2018-01), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP.

As disciplinas oferecidas pelos professores convidados pelo projeto EAE serão realizadas na UFSC e na USP.

Para maiores informações, acesse os links abaixo:

Apresentação | Equipe

Convidados | Programas

Profa. Aurora Conde Muñoz (Universidad Complutense Madri)

Prof. Enrico Testa (Università di Genova)

Atividades correlatas