Prof.ssa Aurora Conde Muñoz (Univ. Complutense Madrid)

  • Profa. Dra. Aurora Conde Muñoz (Universidad Complutense de Madrid – UCM)

https://orcid.org/0000-0003-0167-5926

Profa. Titular de Filologia Italiana. No Doutorado em Estudos Literários da UCM seus interesses de ensino e pesquisa estão na relação entre literatura contemporânea e as artes plásticas. Participa de diferentes grupos de pesquisa em nível europeu: “Escritura e imagem. A Europa da escrita” (HUM-930196), “A Europa da escritura (AFC2001-0012-CO). Foi Visiting Professor em diferentes instituições. Possui livros e ensaios em diferentes revistas científicas e publicações dedicadas a W.G. Sebald, C. Pavese, G. Ungaretti, E. Montale, G. Bassani, além de estudos sobre fotografia e cinema. Tem interesse pelos seguintes eixos: Literatura, Artes Plásticas e Cinematograficas; Escritura e imagem; Morte e escritura na ficção pós-moderna; Literatura Comparada.

Disciplina: Visibilidade: as ondas concêntricas; entre escrita e imagem

Período UFSC: 6-10 de maio 2019 – ppglitufsc@gmail.com

Período USP: 13-17 de maio 2019 – dlm@usp.br

Programa: As aulas abordarão novas formas de interação e a incursão dominante que a imagem (plástica, cinematográfica, fotográfica) estabelece com a literatura italiana do séc. XX. Iniciar-se-á com a discussão sobre a nova relação e a influência do visual, proposta em sua complexidade de origem, isto é, a partir da “grande crise” dos primeiros anos de 1900. Desta forma, será configurada pela perspectiva teórica – filosofia, estética, criação artística, critica – a grande mudança que escritura e arte enfrentaram no tocante à dúvida relativa ao real e à indefinição referencial. Um amplo espaço será dedicado, nesse sentido, ao desenvolvimento do problema que a fotografia colocou a respeito. Com base nesses pressupostos teóricos, serão abordados alguns textos específicos em que a coincidência entre artes visuais e literatura (relação escrita/imagem) deixou rastros particularmente marcantes, contribuindo assim, nesta fusão metatextual, para uma radical renovação dos conteúdos e das temáticas. Os temas a serem estudados – todos transversais e identificáveis, com mais ou menos intensidade, em todos os autores a serem trabalhados – são: o espaço/tempo, a fragmentação do Eu, a memória, a morte. Estes tópicos, que dão título às aulas, serão abordados mediante a análise de uma seleção textual de escritores italianos (por exemplo, C.E. Gadda, E. Montale, G. Bassani, I. Calvino, G. Manganelli, P.P. Pasolini, A. Tabucchi) colocados em relação direta com obras de fotógrafos, pintores, diretores (por ex., G. Morandi, F. De Pisis, M. Antonioni, P. Sorrentino, F. Scianna, N. Migliorini, M. Jodice). Será sempre adotada uma abordagem amplamente transversal e interdisciplinar, procurando dar um recorte comparatista que coloque a produção italiana no contexto da europeia. Para tal fim, serão citados e integrados nas aulas referências a autores e obras internacionais de significado e conteúdo particularmente afins às italianas (por ex., P. Almodóvar, A. Resnais, J. Marías, E. Vila Matas, T. Bernhard, W.G. Sebald). A abordagem crítica será também transversal e contará com a leitura de autores como P. Ricoeur, J. Starobinski, R. Barthes, M. Foucault, G. Didi-Huberman.

Aula 1: A grande crise – O estatuto órfão do sujeito (“as grandes mortes”). A desolação do aparecer do vazio: do luto à melancolia. A crise do real e a desintegração do referente. A mudança do paradigma espaço/tempo. O Ser como duração. A consciência do presente. O Eu fragmentado. Memória e identidade. A morte e o processo de recuperação. O real como imagem.

PDF – AULA 1

Aula 2: A mutação do espaço/tempo (Gadda, Calvino)

Duração e presente; do tempo linear à temporalidade circular; as cenografias do Eu.

PDF – AULA 2

Aula 3: A fragmentação do Eu (vários autores)

A dissolução da identidade. O Eu como processo de perdas; a alteridade; o outro como espelho; ficção e autoficção.

PDF – AULA 3

Aula 4: A memória (Bassani, Montale)

A reconstrução pós-memorial; o vivido, o contado; ver para crer?

PDF – AULA 4

Aula 5: A morte (Pasolini, Tabucchi, Manganelli)

O mal de viver ou a vida como doença; as novas estruturas espectrais; morte real e morte escritural (o fim da arte).

PDF – AULA 5a

PDF – AULA 5b

 

Mc Hale: Postmodernist Fiction(1987).

C .J. Jung: Los arquetipos y lo inconsciente colectivo. (Madrid, 2002)

E. Gadda:La cognizione del Dolore

Rella:La responsabilità del pensiero: il nichilismo e i soggetti(Milano, 2009)

Rella. Dall’esilio: la creazione artistica come testimonianza(Milano, 2004)

Agamben: Il fuoco e il racconto(Roma, 2014)

Bachelard: La poética del espacio. (México, 2002)

Bassani: L’Airone; E. Montale: Ossi di seppia

Deleuze: La imagen tiempo (Madrid, 1987)

Didi-Huberman: Lo que vemos, lo que nos mira(Buenos Aires, 2004).

Didi-Huberman: Cuando las imágenes toman posición, (Madrid, 2008).

Steiner: En el castillo de Barba Azul: aproximación a un nuevo concepto de cultura, (Barcelona, 1991).

Bergson: (2006). Materia y memoria. Ensayo sobre la relación del cuerpo con el espíritu. (Madrid, 2006).

Calvino:LeCittà Invisibili

J .Baudrillard lo scambio simbolico e la morte (Milano, 2007)

Starobinski: “L’impero dell’ immaginario”, in La relation critique(Paris, 1970)

Starobinski: Las palabras bajo las palabras(Barcelona,1996)Jung: Recuerdos, sueños, pensamientos(Madrid, 1990)

Lejeune: Le Pacte autobiographique( Paris, 1975)

Foucault: Esto no es una pipa, (2004).

Foucault: La volonté de savoir. Droit de mort et pouvoir sur la vie, (Paris, 2006)

Hirsch Family Frames: Photography, Narrative, and Postmemory(Harvard, 1997)

Ricoeur: La lectura del tiempo pasado: memoria y olvido, Madid,1999)

Ricoeur: Sí mismo como otro, (Madrid, 1996)

P.P. Pasolini: Opera lirica e filmica; A. Tabucchi, Réquiem, Tristano muore; G. Manganelli: La palude definitiva.

Barthes: “La muerte de un autor”. El susurro del lenguaje(Barcelona, 1987)

Barthes: Camera Lucida(Paris, 1981)

R.P. Harrison: Il dominio dei morti(Roma, 2004)

R.P. Harrison: The Generation of Postmemory: Writing and Visual Culture After the Holocaust. (Columbia, 2012).

Fotos das aulas ministradas na UFSC – 6-10 de maio de 2019.

   

Fotos das aulas ministradas na USP – 13-17 de maio de 2019.