Lançamento de livros na Semana de Letras UFSC 2019

29/05/2019 16:24

Lançamento dos livros no Auditório da Reitoria da UFSC, dia 03 de junho, às 16:30. 

 

 

Resíduos do humano

O sobrevivente do século XX é um homem dilacerado, o homem da contemporaneidade, momento em que as visões totalizantes (outra coisa são os totalitarismos) são colocadas em xeque, diante de um mundo em constante mudança que só consegue dar conta – quando dá – de pequenas partes, fragmentos, ruínas.
A literatura configura-se, então, como lugar de revolta da linguagem e lugar de revolta da história, da experiência. Ecos, vibrações, vozes silenciosas são movimentos, outras vidas e memórias de tempos naufragados. Um naufrágio que está ali, adormecido, talvez esquecido, mas pode vir à tona a qualquer momento.
Como ler hoje, na contramão ou nas entrelinhas de certa história literária, as vertentes que questionam os axiomas do próprio fazer literário – sujeito, palavra, personagem, contexto – e o “centralismo humanista” desse fazer?
Os sete ensaios aqui reunidos aceitam o desafio de colocar em discussão essa e outras temáticas correlatas, a partir, sobretudo, da análise das obras de alguns autores : Antonio Tabucchi, Silvio D’Arzo, Gianni Celati, Angelo Maria Ripellino, Giuseppe Ungaretti, Giorgio Manganelli, Juan Rodolfo Wilcock, Italo Calvino, Rina Sara Virgillito.
Resíduos do humano é um primeiro momento de discussão crítica que será continuada, em volumes de próxima publicação, a partir de questões paralelas como o contemporâneo e o anacrônico.
Link para download gratuito:

Unfinished Italy:

paradigmas para um novo pensamento

 

Este primeiro lançamento da Coleção Instantâneos traz um dos maiores pensadores da atualidade, o italiano Roberto Esposito.

Unfinished Italy: paradigmas para um novo pensamento, mais do que uma viagem pela cultura italiana, propõe outros olhares para se pensar a relação com a história, a arte, a política e a economia. Numa escrita clara e direta, este brilhante ensaio reflete sobre alternativas para um mundo mais solidário, colocando na pauta da discussão contemporânea temas caros ao próprio Brasil: corrupção, especulação, mal governo, esquecimento. Diante dessa instigante síntese, Esposito inspira o leitor a imaginar e construir projetos para o nosso futuro, sem deixar de lado a urgência do presente.

 

Link para compra (pré-venda):

Download Unfinished Italy: paradigmas para um novo pensamento