3. Literatura Italiana para Pessoas Idosas | Prof. Francisco Degani

Introdutório à Literatura Italiana

Prof. Francisco Degani

Pós-Doutorando do Programa em Literatura da Univervisidade Federal de Santa Catarina

Período: março a junho de 2023  (às quintas-feiras), às 9h30.
Público alvo: Pessoas idosas interessadas na cultura italiana

Objetivos do curso:

O Curso Introdutório de Literatura Italiana tem como objetivo colocar os participantes em contato com alguns dos principais escritores italianos do século XX e com obras, traduzidas para o português, que tenham marcado a construção do que se conhece no Brasil como literatura italiana. Os textos a serem trabalhados visam fornecer aos participantes um panorama da literatura italiana por meio da leitura e discussão de textos breves (contos, poemas, novelas) de alguns dos mais importantes escritores italianos, propiciando não somente uma maior familiaridade do leitor brasileiro com a literatura italiana e seus autores, mas também constituindo-se como um importante convite ao letramento literário em geral. O presente curso se insere nas atividades promovidas pelo NECLIT no âmbito do projeto Conectando culturas – Edital Pró-Humanidades (CNPq 407739/2022-0), uma vez que enxerga o ensino da literatura como um importante estímulo à sensibilização a línguas e a culturas estrangeiras, e aqui recupera-se a etimologia de “estrangeiras” como “estranhas”, “vindas de fora”, “desconhecidas” pelos participantes da atividade. Além disso, o ensino da literatura italiana é compreendido no contexto específico do NETI-UNAPI como o ponto de partida para o desenvolvimento da inclusão social da pessoa idosa na nossa sociedade e como um instrumento de fundamental relevância para a discussão de questões bastante sensíveis à contemporaneidade, ligadas, sobretudo, ao preconceito e à intolerância, e relacionando-se diretamente ao desenvolvimento da interculturalidade e do respeito à diversidade dos seres humanos em toda e qualquer dimensão.

Programa Proposto

– Introdução à Literatura Italiana (épocas e fases);

– Principais autores italianos do século XX;

– Panorama da literatura italiana no séc. XX;

– Autores italianos traduzidos no Brasil;

– Leitura e discussão de contos de alguns desses autores;

Bibliografia

FERRONI, Giulio. Storia della letteratura italiana: il novecento. Milão: Einaudi Scuola, 1991.

PIRANDELLO, Luigi. 40 novelas de Luigi Pirandello. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2008.

D’ANNUNZIO, Gabriele. As novelas de Pescara. Trad. Eugênio Vinci de Moraes. São Paulo, SP: Berlendis e Vertecchia, 2007.

PAVESE, Cesare. Trabalhar é um prazer e outros microcontos. Tradução de Caroline Weiss et al. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras, 2022.

CALVINO, Italo. Marcovaldo ou As estações na cidade. Tradução de Nilson Moulin. 3. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001.

Justificativa:
Possibilitar aos participantes do Núcleo de Estudos de Terceira Idade (NETI) da UFSC o contato com a literatura italiana do século XX, ressaltando aspectos da cultura e da sociedade italianas, contribuindo com a inclusão social, a atualização de conhecimentos, a socialização e a qualidade de vida dos participantes.

Alguns momentos do curso oferecido para a comunidade: