Minicurso – ANCHE A TAVOLA I CLASSICI CI STANNO BENE: ABORDAGENS DA ALIMENTAÇÃO EM SATIRICON E DECAMERÃO

Pieter Bruegel, il Vecchio. Il Paese della cuccagna, 1567.

Data: 06 de junho de 2017

Local: Sala 246 A

Proponentes | LEONARDO ROSSI BIANCONI, ELENA SANTI E LUCAS DE SOUSA SERAFIM

Resumo: Umberto Eco afirma que encontrar a cozinha italiana é descobrir a diferença abissal que existe, não apenas na linguagem, mas nas escolhas, na mentalidade, na criatividade, no senso de humor, atitudes perante a dor e a morte, entre outros elementos, que separam os italianos das várias regiões. O historiador da alimentação, Massimo Montanari, defende que a comida pode ser abordada como elemento cultural pela possibilidade de escolha que os seres humanos têm na hora de se alimentar. Escolhas que estão condicionadas à tradição, geografia, clima, religião, vivências e experiências. A arte, das mais longínquas épocas até o tempo presente, está atenta aos elementos culturais dos quais a comida e os rituais alimentares que a envolvem não passam desapercebidos. Partindo desses princípios este minicurso pretende abordar as obras Satiricon (séc. I d.C.), de Petrônio, e Decamerão (1353), de Giovanni Boccaccio, investigando os rituais alimentares dados pela imagem literária, dos quais é possível refletir questões sociais, políticas e econômicas latentes, tanto do período da escrita dessas obras quanto da sociedade hodierna. Em outras palavras, este minicurso propõe, através da leitura de textos teóricos e de trechos das obras supracitadas, analisar como a comida se constitui em elemento cultural, passando da mesa para a imagem literária e retornando como desdobramento de tradições alimentares adquiridas, perdidas e retomadas.