Escola de Altos Estudos-CAPES/2018-2019

O Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) vem desenvolvendo uma importante atividade de pesquisa no âmbito da literatura italiana e sua relação com o pensamento crítico. Nos últimos anos, organizou congressos internacionais com problemáticas específicas e cruciais para o nosso momento histórico: Resíduos do humano (2016): Contemporaneidades na-da Literatura Italiana (2017); Anacronias na-da literatura italiana e movimentos possíveis (2018). As pesquisas, discussões e os debates em 2018 culminaram na elaboração do projeto “Literatura e arte no pensamento italiano contemporâneo”, aprovado pelo Edital Escola de Altos Estudos – CAPES (Edital 14/2018 CAPES 88881.198177/2018-01), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP.

As disciplinas oferecidas pelos professores convidados pelo projeto EAE serão realizadas na UFSC e na USP, com a possibilidade de transmissão via videoconferência.

Para maiores informações, acesse os links abaixo:

Apresentação | Equipe          Convidados | Programas            Atividades correlatas

Agradecemos Leonor Décourt pela cessão da imagem para o projeto “Literatura e arte no pensamento italiano contemporâneo”

Leonor Décourt– é paulistana de nascimento.  Arquiteta e artista plástica. Aluna de Zélio (1938) e Anna Bella Geiger (1933). Sua formação em artes se baseia em cursos práticos e teóricos, bem como ateliês frequentados nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Milão. Participa regularmente de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Com Picos (2017),Leonor Décourt propõe um olhar singular para se pensar e usar a gravura na arte contemporânea. As repetidas imagens tornam-se objetos, dando vida a narrativas, formais e conceituais. As estampas impressas em tonalidades e tamanhos diferentes adquirem e operam novas formas.

Gravuras em acervos públicos

Biblioteca do Museu Victoria & Albert, Londres, Inglaterra.
Centre de la Gravure et de l’Image Imprimée, La Louvière, Bélgica
Museu Grão Vasco, Viseu, Portugal.

Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo-MAC-USP, São Paulo.
Museu Lasar Segall, São Paulo, SP.
Museu de Arte Contemporânea Olho Latino, Campinas, SP.
Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, RJ.
IEB, Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, SP

BACI – Brazilian-American Art Institut, Washington, USA.

Bank Street Arts, Sheffield City Centre, Inglaterra.

Estação Pinacoteca, São Paulo, SP.

Museu do Trabalho, Porto Alegre, RS.

leonordecourt@gmail.com

www.leonordecourt.com