Apresentação

O NECLIT – Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana, grupo cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, é um espaço de estudo e debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea, a partir de perspectivas transversais, conforme indicado nas linhas de pesquisa. Desde sua criação, os projetos se consolidaram com o apoio das agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPESC, FAPESP) e com as parcerias e redes de pesquisa com colegas brasileiros e estrangeiros. Tais pesquisas se desdobraram em eventos internacionais no Brasil, na Itália e na Espanha.

Em 2019, ganhou o projeto dedicado à Literatura e ao pensamento italiano ganhou o edital Altos Estudos da CAPES.

Os produtos do gerados pelo NECLIT são:

publicações regulares fruto também dos eventos Resíduos do humano (2018); Contemporaneidades na/da literatura (2019); Anacronismos na/da literatura;

o Dicionário Bibliográfico da Literatura Italiana;

a revista Literatura Italiana Traduzida lançada em 2020;

a série Krisis- Tempos de Covid-19 (2020), que contou com a participações de intelectuais, poetas e escritores;

A ideia de constituição de um núcleo, ativo desde 2016, surgiu para consolidar e agregar de forma contínua uma equipe de pesquisa e trabalho que, após algumas experiências e importantes publicações na área de italianística, também se fez promotora, ao longo dos últimos anos, de vários eventos internacionais, envolvendo professores e estudiosos de literatura italiana de várias instituições, nacionais e internacionais. Essas iniciativas, além de proporcionarem uma interlocução ativa e constante com outros polos e centros de pesquisa, têm confluído numa rede internacional de troca, diálogo e avanço nas áreas de conhecimento contempladas.

Os objetivos do NECLIT são:

– Desenvolver projetos e pesquisas na área da literatura italiana moderna e contemporânea, pensada numa perspectiva comparada, transdisciplinar.

– Criar um ambiente propício, com infraestrutura adequada, para a formação de graduandos e pós-graduandos da área de Letras-Italiano ou que trabalhem com problemáticas ligadas à cultura italiana.

– Estimular o trabalho de grupo a partir de métodos sólidos de pesquisa.

– Promover reuniões periódicas do grupo envolvido e debates.

– Organizar publicações científicas com os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos no núcleo.

– Articular encontros, eventos, congressos, seminários, minicursos, vídeo-conferências, etc. para divulgar e/ou ampliar as atividades do núcleo.

– Incentivar a realização de convênios entre a UFSC e outras instituições, criando uma rede na área da literatura italiana moderna e contemporânea.

– Consolidar as relações e os convênios já existentes com instituições e pesquisadores nacionais e internacionais.

Confira o NECLIT nas redes sociais:

Dlit- Literatura Italiana Traduzida no Brasil

Blog – Literatura Italiana Traduzida no Brasil