La cultura sotto assedio

O evento La cultura sotto assedio, a ser realizado de 13 a 17 de maio 2024, é mais uma das atividades programadas do projeto em rede internacional Conectando Culturas (Pró-Humanidades – CNPq). O congresso será realizado nas três sedes italianas parceiras do projeto e tem como objetivo aprofundar e apresentar alguns resultados parciais da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelos integrantes do grupo. O eixo norteador é o da cultura sob assédio, como está no título geral, que se desdobrará em três momentos.

O PRIMEIRO MOMENTO, no dia 13 de maio, na Università degli Studi di Roma III, tem como foco as relações entre Argentina, Brasil e Itália a partir da ideia do “desnorteamento” [spaesamento], com duas mesas pela manhã e duas na parte da tarde. A apresentação da tradução do romance Il mistero di Puccini (Marlin editore, 2024) da escritora argentina Liliana Bellone encerrará esta jornada. A coordenação do evento está a cargo dos professores Giorgio De MarchisGian Luigi De RosaLuigia De Crescenzo.

Cartaz do evento a ser realizado em Roma (Itália), 13 de maio de 2024

O SEGUNDO MOMENTO, no dia 15 de maio, na Università degli Studi G. d’Annunzio di Chieti-Pescara, seguindo as linhas gerais, propõe uma reflexão dos fluxos culturais por meio do que poderia ser visto como um “imaginário social” que se forma e vai transitando entre a Itália e o continente das Américas. A coordenação do evento está a cargo dos professores Andrea Gialloreto e Elsa Maria Bruni.

O TERCEIRO MOMENTO, no dia 17 de maio, na Università per Stranieri de Siena, traz um olhar voltado para a produção literária e intelectual, incluindo a circulação e tradução de textos, durante regimes ditatoriais. Serão duas meses com conferências na parte da manhã e mais duas na parte da tarde. O evento se encerrará com um balanço dos resultados parciais das pesquisas em andamento. A coordenação do evento está a cargo do professor Alejandro Patat.

Cartazes do evento a ser realizado em Siena (Itália), 17 de maio de 2024