Calendário

nov
5
seg
III Colóquio Internacional “Anacronias da/na Literatura Italiana e movimentos possíveis” @UFSc
nov 5 – nov 9 dia inteiro

Apresentação     Professores e convidados      Comissões     Programação      Inscrições

O III Colóquio Internacional “Anacronias da/na literatura italiana e movimentos possíveis” traz para o foco da discussão uma reflexão sobre a produção poética e narrativa italiana, sobretudo, dos séculos XX e XXI. O objetivo é abordar o ato da escrita em seus embates com as temporalidades, tanto pensando em autores que problematizam os modos autobiográficos e memoriais como em autores que hibridizam/parodiam os registros da tradição e da modernidade. Nessa linha, além de repensar a literatura partindo de suas potencialidades imagéticas e de linguagens que buscam as singularidades do sentido fora da categorização das palavras, almeja-se também refletir sobre a relação arcaico-moderno.

Este evento internacional nasce no seio das pesquisas realizadas no Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT, http://neclit.paginas.ufsc.br), da UFSC, e se relaciona diretamente com os Colóquios I, “Resíduos do humano: experiência e linguagem na literatura italiana das últimas décadas” (2016), e II, “Contemporaneidades da/na literatura italiana” (2017), para dar continuidade a uma série de discussões que permeiam a ideia de contemporâneo. Se a ênfase nas passadas edições foi dada a uma ideia de literatura delineada por fraturas, digressões e matizes, que coloca em discussão o estatuto da palavra, abrindo espaço para questões relativas, em particular, à linguagem, o bojo crítico e teórico, nesta ocasião, terá como foco principal as seguintes linhas:

– anacronias da/na literatura (também em diálogo com outras artes);

– rastros e ruínas da história;

– tendências antihistoricistas;

– memória e ficção, embates e diálogos;

– outras formas do dizível e do imaginável;

– perda de uma experiência contável;

– vertentes pós-humanistas.

Nesse sentido, algumas problemáticas a serem tratadas poderiam, ainda, ser sintetizadas em perguntas, passíveis de desdobramentos, tais como: de que forma a literatura se relaciona com o que é chamado de tradição, arquivo ou memória? Quais os vestígios que nela sobrevivem? Que língua ela fala ou em que língua ela se faz falar? Quais são os movimentos da literatura italiana contemporânea? Quais as tramas, hoje, dessa escrita? Como alguns poetas e escritores pensam essas questões em suas relações peculiares com a palavra?

Todas as reflexões propostas, nesses trânsitos entre memória, ficção, história, palavra, imagem, se pretendem balizadas pela ideia de “anacronia”, de derrubamento de um método uniforme, sequencial, reconstituinte, afirmativo. Pode-se pensar, enfim, nos momentos anacrônicos assim definidos por Georges Didi-Huberman:

“O anacronismo, desde logo, poderia não ser reduzido ao que todo historiador patenteado considera espontaneamente um horrível pecado. Ele poderia ser pensado como um momento, como uma pulsação rítmica do método, fosse ele seu momento de síncope, fosse paradoxal, perigoso como o é necessariamente todo risco”. (Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens, trad. V. Casa Nova e M. Arbex, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2015, p. 28)

Este Colóquio Internacional pretende, finalmente, promover um espaço acadêmico que possa oferecer e fazer operar um canal de debates interdisciplinares a partir das problemáticas expostas, contemplando uma perspectiva transversal e comparada, que tendo como base a literatura italiana abra, conforme o título, para “movimentos possíveis”. Deseja-se, assim, proporcionar uma pluralidade de olhares, visando à legitimação de um fórum importante para a área, que reúna professores, estudiosos, alunos de pós-graduação e graduação.

 

nov
14
qua
Quartas Italianas – Leituras da literatura italiana para a comunidade @Centro Integrado de Cultura
nov 14@18:30 – 20:00

Inscrições aqui

Biblioteca de Arte & Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)  sediará debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea. Com o apoio do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) da UFSC, o Projeto Quartas Italianas pretende promover dois encontros mensais para uma roda de leitura de fragmentos e textos de literatura italiana, que poderão ser lidos em italiano, acompanhados da tradução. Esses textos servirão como ponto de partida para a conversa e as discussões seguintes.

PROGRAMAÇÃO

A ideia geral do Projeto Quartas Italianas é “tirar” o texto literário da sala de aula e deixá-lo “falar” com todo tipo de leitor, com reflexões: Como os textos nos tocam? Que diálogos as línguas, italiano e português, estabelecem por meio das leituras e da tradução?

O projeto é dirigido a um público multicultural e interessado em literatura em geral e pretende por meio da leitura e conversa oferecer um espaço aberto para se entrar em contato com autores e fragmentos escolhidos, que, de alguma maneira, são fundamentais na literatura universal. A conversa dos encontros poderá ser continuada no Blog da Literatura Italiana Traduzida, que trará sempre comentários e dicas.

Para este semestre estão previstos sete encontros que começarão no dia 12 de setembro, às 18h30, na Biblioteca de Arte & Cultura da FCC.

CRONOGRAMA

12 e 26 de setembro – Dante Alighieri e a Divina Comédia

10 e 24 de outubro

14 e 28 de novembro

12 de dezembro

VAGAS

30 vagas disponíveis por ordem de inscrição para toda a programação.

nov
28
qua
Quartas Italianas – Leituras da literatura italiana para a comunidade @Centro Integrado de Cultura
nov 28@18:30 – 20:00

Inscrições aqui

Biblioteca de Arte & Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)  sediará debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea. Com o apoio do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) da UFSC, o Projeto Quartas Italianas pretende promover dois encontros mensais para uma roda de leitura de fragmentos e textos de literatura italiana, que poderão ser lidos em italiano, acompanhados da tradução. Esses textos servirão como ponto de partida para a conversa e as discussões seguintes.

PROGRAMAÇÃO

A ideia geral do Projeto Quartas Italianas é “tirar” o texto literário da sala de aula e deixá-lo “falar” com todo tipo de leitor, com reflexões: Como os textos nos tocam? Que diálogos as línguas, italiano e português, estabelecem por meio das leituras e da tradução?

O projeto é dirigido a um público multicultural e interessado em literatura em geral e pretende por meio da leitura e conversa oferecer um espaço aberto para se entrar em contato com autores e fragmentos escolhidos, que, de alguma maneira, são fundamentais na literatura universal. A conversa dos encontros poderá ser continuada no Blog da Literatura Italiana Traduzida, que trará sempre comentários e dicas.

Para este semestre estão previstos sete encontros que começarão no dia 12 de setembro, às 18h30, na Biblioteca de Arte & Cultura da FCC.

CRONOGRAMA

12 e 26 de setembro – Dante Alighieri e a Divina Comédia

10 e 24 de outubro

14 e 28 de novembro

12 de dezembro

VAGAS

30 vagas disponíveis por ordem de inscrição para toda a programação.

dez
12
qua
Quartas Italianas – Leituras da literatura italiana para a comunidade @Centro Integrado de Cultura
dez 12@18:30 – 20:00

Inscrições aqui

Biblioteca de Arte & Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)  sediará debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea. Com o apoio do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) da UFSC, o Projeto Quartas Italianas pretende promover dois encontros mensais para uma roda de leitura de fragmentos e textos de literatura italiana, que poderão ser lidos em italiano, acompanhados da tradução. Esses textos servirão como ponto de partida para a conversa e as discussões seguintes.

PROGRAMAÇÃO

A ideia geral do Projeto Quartas Italianas é “tirar” o texto literário da sala de aula e deixá-lo “falar” com todo tipo de leitor, com reflexões: Como os textos nos tocam? Que diálogos as línguas, italiano e português, estabelecem por meio das leituras e da tradução?

O projeto é dirigido a um público multicultural e interessado em literatura em geral e pretende por meio da leitura e conversa oferecer um espaço aberto para se entrar em contato com autores e fragmentos escolhidos, que, de alguma maneira, são fundamentais na literatura universal. A conversa dos encontros poderá ser continuada no Blog da Literatura Italiana Traduzida, que trará sempre comentários e dicas.

Para este semestre estão previstos sete encontros que começarão no dia 12 de setembro, às 18h30, na Biblioteca de Arte & Cultura da FCC.

CRONOGRAMA

12 e 26 de setembro – Dante Alighieri e a Divina Comédia

10 e 24 de outubro

14 e 28 de novembro

12 de dezembro

VAGAS

30 vagas disponíveis por ordem de inscrição para toda a programação.

mar
27
qua
Quartas Italianas – Apresentação do formato, discussão com os participantes
mar 27@17:30 – 19:00

Estão abertas as inscrições para o Projeto Quartas Italianas, que consiste em encontros mensais na Biblioteca de Arte e Cultura, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), e que abrem espaço para estudos e debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea. Com o apoio do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (Neclit/UFSC), o Projeto Quartas Italianas pretende promover encontros, sempre às quartas-feiras, para uma roda de leitura de autores italianos como Leonardo Sciascia, Elena Ferrante, Italo Calvino e NiccolòAmmaniti, a serem lidos em italiano ou português e discutidos nos encontros.

A ideia geral é tirar o texto literário da sala de aula e verificar de que formas ele pode falar para leitores diversos e com sensibilidades diferentes. O projeto é dirigido a um público multicultural e interessado em literatura em geral que, por meio de textos da literatura italiana, terá a oportunidade de entrar em contato com textos escolhidos e, de alguma maneira, fundamentais na literatura universal.

Cronograma:

27/03 – Apresentação do formato, discussão com os participantes;
24/04 – A cada um o seu – Leonardo Sciascia
22/05 – A filha perdida – Elena Ferrante
12/06 – O visconde partido ao meio – Italo Calvino
10/07 – Filme – Eu não tenho medo – de Gabriele Salvatore (MIS).

Projeto Quartas Italianas
Quando: quartas feiras (primeiro encontro: 27/03)
Horário: 17h30
Inscrições: até 26 de março de 2019
Clique aqui para acessar o formulário de incrições
Local: Biblioteca de Arte e Cultura / CIC
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600
Agronômica – Florianópolis – SC
Informações: (48) 3664 2683.

abr
24
qua
Quartas Italianas
abr 24@17:30 – 19:00
maio
6
seg
Disciplina: Visibilidade: as ondas concêntricas; entre escrita e imagem
maio 6@9:00 – maio 10@12:00
Disciplina: Visibilidade: as ondas concêntricas; entre escrita e imagem
  • Profa. Dra. Aurora Conde Muñoz (Universidad Complutense de Madrid – UCM)

https://orcid.org/0000-0003-0167-5926

 

Profa. Titular de Filologia Italiana. No Doutorado em Estudos Literários da UCM seus interesses de ensino e pesquisa estão na relação entre literatura contemporânea e as artes plásticas. Participa de diferentes grupos de pesquisa em nível europeu: “Escritura e imagem. A Europa da escrita” (HUM-930196), “A Europa da escritura (AFC2001-0012-CO). Foi Visiting Professor em diferentes instituições. Possui livros e ensaios em diferentes revistas científicas e publicações dedicadas a W.G. Sebald, C. Pavese, G. Ungaretti, E. Montale, G. Bassani, além de estudos sobre fotografia e cinema. Tem interesse pelos seguintes eixos: Literatura, Artes Plásticas e Cinematograficas; Escritura e imagem; Morte e escritura na ficção pós-moderna; Literatura Comparada.

Disciplina: Visibilidade: as ondas concêntricas; entre escrita e imagem

Período UFSC: 6-10 de maio 2019

Período USP: 13-17 de maio 2019

Programa: As aulas abordarão novas formas de interação e a incursão dominante que a imagem (plástica, cinematográfica, fotográfica) estabelece com a literatura italiana do séc. XX. Iniciar-se-á com a discussão sobre a nova relação e a influência do visual, proposta em sua complexidade de origem, isto é, a partir da “grande crise” dos primeiros anos de 1900. Desta forma, será configurada pela perspectiva teórica – filosofia, estética, criação artística, critica – a grande mudança que escritura e arte enfrentaram no tocante à dúvida relativa ao real e à indefinição referencial. Um amplo espaço será dedicado, nesse sentido, ao desenvolvimento do problema que a fotografia colocou a respeito. Com base nesses pressupostos teóricos, serão abordados alguns textos específicos em que a coincidência entre artes visuais e literatura (relação escrita/imagem) deixou rastros particularmente marcantes, contribuindo assim, nesta fusão metatextual, para uma radical renovação dos conteúdos e das temáticas. Os temas a serem estudados – todos transversais e identificáveis, com mais ou menos intensidade, em todos os autores a serem trabalhados – são: o espaço/tempo, a fragmentação do Eu, a memória, a morte. Estes tópicos, que dão título às aulas, serão abordados mediante a análise de uma seleção textual de escritores italianos (por exemplo, C.E. Gadda, E. Montale, G. Bassani, I. Calvino, G. Manganelli, P.P. Pasolini, A. Tabucchi) colocados em relação direta com obras de fotógrafos, pintores, diretores (por ex., G. Morandi, F. De Pisis, M. Antonioni, P. Sorrentino, F. Scianna, N. Migliorini, M. Jodice). Será sempre adotada uma abordagem amplamente transversal e interdisciplinar, procurando dar um recorte comparatista que coloque a produção italiana no contexto da europeia. Para tal fim, serão citados e integrados nas aulas referências a autores e obras internacionais de significado e conteúdo particularmente afins às italianas (por ex., P. Almodóvar, A. Resnais, J. Marías, E. Vila Matas, T. Bernhard, W.G. Sebald). A abordagem crítica será também transversal e contará com a leitura de autores como P. Ricoeur, J. Starobinski, R. Barthes, M. Foucault, G. Didi-Huberman.

maio
22
qua
Quartas Italianas
maio 22@17:30 – 19:00
jun
12
qua
Quartas Italianas
jun 12@17:30 – 19:00