Ângela Prestes | Universidade Federal de Santa Catarina

Ângela Prestes

Universidade Federal de Santa Catarina
Bolsista PIBIC-CNPq (até 08/2023)
Bolsista ATP-C /CNPq (a partir de 09/2023)

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Projeto de Pesquisa | Conectando Culturas

Reconhecido hoje como um dos principais expoentes da literatura italiana da segunda metade do século XX, Giorgio Caproni (1912-1990) é autor de uma vasta obra poética que foi capaz de carregar em si a essência de toda uma geração. Ao lado de nomes como Andrea Zanzotto (1921-2011), Caproni traduziu em versos a realidade de uma sociedade atravessada por um evento que deixou marcas no espaço urbano e nos corpos que o habitam: a Segunda Guerra Mundial. Herdeiro do hermetismo, sob o legado do ganhador do prêmio Nobel, Eugenio Montale (1896-1981), Caproni protagonizou mudanças significativas na forma de se fazer poesia, acompanhando a evolução históricoliterária italiana. A poesia de Caproni é, ao mesmo tempo, formada e capaz de dar forma à memória de uma experiência traumática, vivida coletivamente e intensificada, em seus versos, por lembranças e inquietações pessoais. Esta pesquisa, realizada durante o ciclo 2022/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), sob a orientação da profa. Dra. Patricia Peterle, teve como objetivo analisar o impacto da guerra na poesia caproniana, a relação do poeta com o espaço urbano, e como essas influências aparecem no resgate da métrica tradicional – como o soneto – e na proposta de releitura das formas clássicas. Neste sentido, os estudos se voltaram para a coletânea Il passaggio d’Enea, publicada em 1956, com um olhar mais atento aos sonetos, dentre as diferentes formas poéticas presentes na obra. Assim, o presente relatório tem o objetivo de percorrer todo o caminho trilhado durante a pesquisa, explorando os resultados obtidos durante um ano de leitura e estudo, assim como as dificuldades e desafios enfrentados no decorrer do percurso.