Helena Bressan Carminati | Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤProjeto de Pesquisa | Conectando Culturas

Dentro do projeto Conectando Culturas, ministrará em setembro e outubro o curso de extensão online, que é parte de seus estudos atuais, “O corpo e a cidade em Clarice Lispector e Elsa Morante”, e que pretende unir as duas culturas, a italiana e a brasileira, levando a literatura das duas autoras para o público fora da Universidade.  Serão trabalhados fragmentos das obras A hora da estrela (1977) e A História (1974), de Clarice Lispector e Elsa Morante, respectivamente.

Partindo da ideia de que a cidade e os corpos se contaminam, este curso se debruçará sobre as protagonistas mulheres Ida e Macabéa e a geografia que habitam: as cidades de Roma e Rio de Janeiro. A cidade, pano de fundo das narrativas, é, no caso de Ida, uma Roma destruída pela segunda guerra; já o Rio de Janeiro de Macabéa é a metrópole que parece engolir sua vida miserável. Cidades que se colocam como o exterior dos corpos e que não deixam de ser (outros) corpos que as acompanham. Assim, a análise aqui proposta parte da concepção de corpo que explora o contato com um dentro e um fora, com a subjetividade do sujeito e/o mundo externo, um corpo também da própria cidade em que essas personagens vivem.