Atividades de Extensão
Quartas Italianas (SIGPEX ) – Apoio PROEX/UFSC – Edital Pro-bolsa 2017.
O presente projeto “Quartas italianas” é mais um fruto das atividades desenvolvidas dentro do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT), devidamente cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq, e visa a divulgação, por meio de encontros, leituras, de textos da literatura italiana.
Agora a ideia principal é contemplar outros públicos, fazer literalmente que o conhecimento produzido pela universidade possa ir além de seus limites, atingindo um público cada vez maior. É nesta perspectiva que este projeto se insere, propondo um parceria com a Biblioteca de Arte & cultura, do Centro Integrado de Cultura-Fundação Catarinense de Cultura, que é um espaço ideal para encontros, e leituras. A parceria entre NECLIT-UFSC e a Biblioteca de Arte&Cultura- FCC teria como objetivo maior promover dois encontros por mês, sempre às quarta-feiras, para uma roda de leitura de fragmentos e textos da literatura italiana, que poderão ser lidos em italiano, acompanhados da tradução, que funcionariam como o mote inicial da conversa.
Pretende-se que as leituras e as discussões possam ser agregadoras, tanto pelas línguas em contato, quanto pela diversidade do público e pela pluralidade advinda dos encontros. Uma primeira ação, portanto, seria a de “tirar” o texto literário da sala de aula e ver como ele pode falar para leitores menos especialistas, mas com sensibilidades diferentes. Como os textos nos toca? Que diálogos as línguas, italiano e português, estabelecem por meio das leituras e da tradução?
Tal projeto se justifica pela importância da leitura, pela interação entre duas culturas que na história de nosso país sempre estiveram em diálogo, além da inserção nas duas culturas. Além disso, sair dos muros da academia e poder oferecer esses encontros significar criar uma rede entre diferentes comunidades dentro da própria cidade. Por isso, o espaço da Biblioteca de Arte&Cultura do Centro Integrado de Cultura é tão importante para a realização das atividades indicadas neste projeto.
Encontro de 12 de setembro de 2018
Literatura Italiana em diálogo (SIGPEX 201710932) – Apoio PROEX/UFSC – Edital Pro-bolsa 2017.
Acompanhe as nossas atividades pelo BLOG
O projeto A Literatura Italiana Traduzida em diálogotem como objetivo principal fazer uma integração entre o Curso de Graduação em Letras-Italiano e a comunidade externa, atuando por meio de atividades interdisciplinares, que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.
A ideia é fazer com que os alunos da graduação possam contribuir para a comunidade externa e interna à UFSC a partir de conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Letras-Italiano. Nesse sentido, a proposta é oferecer atividades relacionadas ao panorama da literatura italiana por meio dos livros que ao longo dos séculos tiveram traduções e circularam no Brasil. Esse projeto de extensão é fruto do projeto de pesquisa Dicionário Bibliográfico da Literatura Italiana Traduzida, desenvolvido em parceria com a USP desde 2010.[1]Após todo o trabalho de pesquisa e cartografia já realizado, o objetivo aqui é promover atividades de extensão (oficinas, workshops, mostras…) a partir dos dados da pesquisa. E principalmente, fazer com que essa pesquisa possa ser útil para toda a comunidade, incluindo até o próprio mercado editorial.
[1]O grupo de pesquisa, composto por pesquisadores da UFSC e da USP, já recebeu financiamento do CNPq (processo n° 400500/2010-8) e da FAPESP (processo n° 2013/20971-0). Os principais resultados do trabalho são os números 95, 98 e 104 da revista “Mosaico” (ISBN 2175-9537), os livros A literatura italiana traduzida no Brasil e a literatura brasileira traduzida na Itália, org. ( 2011) e Literatura Italiana Traduzida no Brasil 1900-1950(2013), além do Dicionário bibliográfico eletrônico da literatura italiana traduzida(www.dlit.ufsc.br), além da exposição das obras traduzidas realizada em São Paulo, na Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP e na Escola Italiana Eugenio Montale, e em Florianópolis no CCE-UFSC em maio de 2014.
Geografia e cultura italiana por meio da poesia – Apoio PROEX/UFSC – Edital Pro-bolsa 2016.
O projeto contou com a participaçao de professores e alunos de pós-graduação e graduação da UFSC, no intuito de reforçar os vínculos entre a pós-graduação e a graduação, além de fortalecer os laços com a comunidade em geral. Ao todo, foram realizados 5 módulos, sendo eles sobre Roma, Gênova, Florença, Milão e Trieste, com seus respectivos poetas Patrizia Cavalli, Giorgio Caproni, Franco Fortini, Milo di Angelis e Umberto Saba. Antes da realização dos módulos, foram realizadas algumas reuniões
Na primeira reunião do projeto, que ocorreu no dia 15 de abril, foi apresentado o projeto a todas as participantes e debatido como o projeto seria trabalhado ao longo do. Nesta reunião, ficou acordado que no primeiro semestre seriam apresentados dois módulos, um sobre a poeta Patrizia Cavalli e a sua visão sobre a cidade de Roma, e outro sobre Giorgio Caproni e sua relação com Gênova. A realizaçao do projeto contou com o apoio do CIB – Círculo Ítalo-Brasileiro, espaço em que foram realizdas as atividades.





