2. O corpo e a cidade em Clarice Lispector e Elsa Morante
Inscrição
4 encontros
terças de 21/09 a 19/10
Ministrante: Helena Bressan Carminati
ㅤ
ㅤㅤ
ㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤ
Proposta: “É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina…”.
“Num dia de janeiro do ano de 1941, um soldado alemão, de passagem, aproveitando uma folga, encontrava-se sozinho, perambulando pelo bairro de San Lorenzo, em Roma…”.
Os fragmentos são das obras A hora da estrela (1977) e A História (1974), de Clarice Lispector e Elsa Morante, respectivamente. Suas palavras nominam o espaço que queremos investigar: duas cidades, em dois países diferentes e histórias que parecem se aproximar. Partindo da ideia de que a cidade e os corpos se contaminam, este curso se debruçará sobre as protagonistas mulheres Ida e Macabéa e a geografia que habitam: as cidades de Roma e Rio de Janeiro.
A cidade, pano de fundo das narrativas, é, no caso de Ida, uma Roma destruída pela segunda guerra; já o Rio de Janeiro de Macabéa é a metrópole que parece engolir sua vida miserável. Cidades que se colocam como o exterior dos corpos e que não deixam de ser (outros) corpos que as acompanham.
Assista na íntegra os encontros do curso “O corpo e a cidade em Clarice Lispector e Elsa Morante”: