Amanda Bruno | Universidade Federal de Santa Catarina

Amanda Bruno

Universidade Federal de Santa Catarina


Projeto de Pesquisa | Conectando Culturas


A tradução no ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira no Brasil

Com o objetivo geral de contribuir com o aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura em línguas adicionais, este projeto investiga qual é o papel da tradução no ensino-aprendizagem de italiano como língua adicional no Brasil. Para tanto, serão analisados os livros didáticos mais usados no Brasil, bem como os currículos e ementas de disciplinas de universidades que oferecem cursos de licenciatura em italiano. Serão feitas entrevistas com professores do Curso Extracurricular da UFSC e do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, e também com estudantes dos cursos mencionados e da graduação em Letras Italiano da UFSC. Dessa forma, espera-se entender se a reabilitação da prática tradutória feita pela linguística aplicada chegou também à sala de aula; se a tradução é apresentada aos professores em formação como ferramenta pedagógica ou como habilidade a ser desenvolvida e qual é a percepção dos aprendizes acerca da tradução.