Nirvana Dornelles | Universidade Federal de Santa Catarina

Nirvana Dornelles

Universidade Federal de Santa Catarina
Bolsista ATP-A-CNPq (de 01/05/2023 a 30/04/2024)
Atua no Dicionário Bibliográfico de Lit. Italiana Traduzida

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Projeto de Pesquisa | Conectando Culturas

Quando soube da divulgação do edital do Projeto Conectando Culturas, considerando que já havia participado do projeto DBLIT (Dicionário Bibliográfico de Literatura Italiana Traduzida) durante minha graduação, tratei imediatamente de efetuar minha inscrição, que ocorreu entre os dias 20/03/2023 e 20/04/2023. Após todo o processo para reunir a documentação e redigir a carta de apresentação, passamos para a segunda fase, em que ocorreu a avaliação do material enviado. Ao longo desse período de bolsa, foram realizadas algumas atividades, como: cadastro de autores, cadastro de obras, cadastro de editoras e paratextos, como também atualização de cadastros de autores, de cadastros de paratextos e de obras já existentes no banco de dados, e ainda, pesquisa de obras italianas traduzidas para o português. Entendo que o Projeto Conectando Culturas é uma iniciativa que visa promover a colaboração, o conhecimento, a compreensão e o respeito entre as diferentes culturas ao redor do mundo, estabelecendo pontes entre as pessoas. No caso aqui, entre culturas diversas no mundo da escrita, da literatura, proporcionando a troca de conhecimentos, superando as barreiras linguísticas e até mesmo geográficas, por meio de intercâmbios culturais através de diversas atividades, como eventos, Workshops e plataformas online, como é o caso, por exemplo, do DBLIT (Dicionário Bibliográfico de Literatura Italiana Traduzida), que é uma ferramenta de comunicação que facilita a integração entre as culturas da Itália e do Brasil. As atividades que executamos no DBLIT, como mencionei acima, reúnem mais conhecimentos, incentivando as pesquisas; o DBLIT mostra sua contribuição desempenhando um papel muito importante nesse projeto, pois, através de sua plataforma online, permite (ou promove) acesso às pessoas de diferentes partes do mundo, para que se conectem, compartilhando informações que possivelmente possam vir a colaborar em projetos conjuntos.