Jornada de Estudos Gastone Novelli entre a Itália e o Brasil
Jornada de estudos “Gastone Novelli entre a Itália e o Brasil” reúne especialistas para investigar a obra do artista italiano
Evento acontece no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo no dia 9 de outubro, como parte da Giornata del Contemporaneo
A Giornata del Contemporaneo é um evento anual promovido pelo MAECI e AMACI – Associação dos Museus de Arte Contemporânea Italianos que envolve museus, fundações, instituições públicas e privadas, galerias, ateliês e espaços de artistas para contar a vitalidade da arte contemporânea italiana e fazer emergir a rede de agentes que promovem o contemporâneo durante todo o ano, tanto na Itália quanto no exterior. Conta com o apoio da Direção Geral Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura e da colaboração do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional.
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP), o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem no dia 9 de outubro a jornada de estudos “Gastone Novelli entre a Itália e o Brasil”. O evento, que acontece das 9h30 às 16h30 na sede do IICSP, integra a programação da Giornata del Contemporaneo e funciona como atividade paralela à mostra “A arte de viver ao Sol: Gastone Novelli no Brasil“.
A jornada visa aprofundar a compreensão da complexa figura do artista italiano Gastone Novelli e investigar criticamente seus processos de produção da década de 1960, período marcado pela exploração da intrincada relação entre palavra e imagem em sua obra. O encontro reunirá pesquisadores brasileiros e italianos em um diálogo interdisciplinar sobre a produção artística de Novelli e sua relevância no contexto das relações culturais entre Itália e Brasil.
O evento será dividido em duas sessões, com tradução simultânea para garantir o acesso completo ao conteúdo apresentado pelos especialistas italianos.
A sessão matutina, das 9h30 às 12h, será aberta por Lillo Guarneri (IICSP), Ana Magalhães (MAC USP) e Patricia Peterle (UFSC-CNPq). Na sequência, Cecilia Bello, da Università di Roma La Sapienza, apresentará “Ne hanno fatta un’altra: poesia novissima, poesia del possibile”, seguida por Andrea Lombardi (UFRJ) com “Notas para um Villa brasileiro”.
Após o intervalo para almoço, a sessão das 14h às 16h30, contará com duas conferências online, transmitidas diretamente da Itália: Andrea Cortellessa, da Università di Roma Tre, abordará o tema “Invisibile, innominabile, illeggibile: possibile”, e Marco Rinaldi, da Accademia delle Belle Arti di Roma, apresentará “Voci di un io dissolto: parole e immagini di Giuliani e Novelli”. O encerramento ficará a cargo de Ana Magalhães e Patricia Peterle.
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site do IICSP.





