(Português do Brasil) PUBLICAÇÃO | Desarquivando o literário Vol. 2

10/05/2024 15:15

Somos felizes de anunciar que já está em pré-venda no site da editora 7Letras o Vol.2 Desarquivando o literário!

O livro é fruto do Congresso Internacional Desarquivando o literário: percursos entre línguas, ocorrido em maio de 2023. O Congresso contou com o apoio do PPGLit e do Projeto Conectando Culturas, contemplado no Edital Pró-Humanidades (CNPq 407739/2022-0). O evento ainda foi uma oportunidade única para a produção de conhecimento e pesquisa acadêmica que reuniu professores de universidades do exterior e professores, pós-graduando e graduandos de universidades brasileiras. O resultado dessa pluralidade encontra-se agora disponível para leitura no livro gentilmente editado pela editora 7Letras.

Este é o segundo volume fruto do Congresso Internacional organizado pelo NECLIT no âmbito do projeto Conectando Culturas.

Garanta o seu livro clicando aqui.

Resumo

Desarquivando o literário: percursos entre línguas oferece diferentes trilhas pelas literaturas brasileira, italiana, chilena, moçambicana e inglesa, para pensar contatos, contágios e ramificações a partir do próprio gesto do literário. Os onze ensaios aqui reunidos apresentam uma visão transdisciplinar e descolonizadora da literatura, promovendo um debate plural através da diversidade e compartilhamento de saberes. Os textos refletem essa perspectiva supranacional, enfatizando a valorização dos saberes locais e a visão do outro por meio de práticas culturais diversas. Esta “migração cultural”, levar algo de uma língua para outra, falar de uma determinada cultura num outro contexto, cria redes de diálogo entre regiões linguísticas e geopolíticas, destacando a importância do olhar pela diferença e do intercâmbio cultural.